Curso de Especialização em Sexualidade, Desenvolvimento Atípico e Deficiências

[vc_row][vc_column][vc_separator_pr style=”gap”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Professores: InPaSex | E-mail: sexologia@inpasex.com.br[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Objetivo

O Curso de Pós-Graduação em Sexualidade e desenvolvimento atípico, tem como objetivo fundamentar discussões sobre o tema, com base em estudos e pesquisas que acolham a necessidade do desenvolvimento de conhecimentos específicos relativos à sexualidade humana.

O eixo central deste curso é a informação e disseminação de conteúdos científicos sobre a sexualidade e o desenvolvimento atípico e deficiências numa postura educadora e facilitadora para o trabalho das várias áreas que se dedicam ao tema.

Para tanto compreenderemos e discutiremos o desenvolvimento atípico, suas máximas potencialidades e :diversidades.

Atentar-nos-emos para mudanças de aspectos socioculturais, educacionais, biológicos e relacionais que verdadeiramente interferem e modificam a compreensão de relacionamento de casal, expressão e manifestação levando em conta as mais distintas interfaces com a sociologia, filosofia, antropologia e comportamento humano.

Público Alvo:  Todas as áreas do conhecimento conhecidas como cursos de graduação.  Reconhecidos pelo MEC.

Duração: 12 Meses – 360 horas

Modalidades:  EaD Ao Vivo e Simultâneo)

Investimento

Matrícula até dia 1 de dezembro de 2020 – valor R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).

A partir de 2 de dezembro de 2020 – matrícula R$500,00 (quinhentos reais).

Mensalidades a partir de janeiro de 2021 = 12x R$ 500,00 (quinhentos reais) a serem pagos até dia 05 de cada mês com desconto.

Após o vencimento valor da mensalidade R$700,00 ( setecentos reais), sem desconto.

INÍCIO – 19 e 30 de Março de 2021.

Pagamentos realizados não serão devolvidos[/vc_column_text][vc_accordion active_tab=”on load”][vc_accordion_tab title=” Descrição do curso”][vc_column_text]

Tipo: Especialização Lato Sensu

  • Destinado a profissionais que comprovem ensino superior de graduação.
  • Turmas online – EaD.
  • Acesso obrigatório do aluno à plataforma:
    • Leituras e exercícios a serem feitos por disciplina.
    •  Metodologia da Pesquisa Científica: 120 h ministradas no AVA.
    •  Somente orientação online.

[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Formas de avaliação”][vc_column_text]

    • O(a) inscrito(a) terá questões de múltipla escolha, preparada pelo professor em cada encontro, para serem aplicadas e respondidas a cada trimestre.
    • Caso o(a) aluno(a) não consiga fazer a prova nas datas pré-definidas o agendamento da Prova Substitutiva é efetuado pelo coordenador do curso de acordo com o calendário previamente definido, respeitando a data final do curso. A elaboração da Prova Substitutiva é de responsabilidade do coordenador de pós-graduação. · A Prova Substitutiva terá o valor de 10% da mensalidade vigente (cada) e 1 (uma) hora de duração. · Caso o(a) aluno(a) não atinja a nota final igual ou superior a 7.0 (provas e resenhas) poderá se submeter ao exame. · O Exame não tem custo adicional e será submetido na mesma data da última prova substitutiva, em horários diferentes, com 2 (duas) horas de duração.

 

Critérios das Avaliações

Será baseada em 4 condições, sendo:

  • 4 avaliações trimestrais equivalentes a 10 pontos cada;
  • 8 Resenhas entregues e aprovadas com peso 1.25 cada;
  • Nota do TCC acima de 7.0;
  • Frequência de no mínimo 75%.

 

Para aprovação de nota do curso serão adotados os seguintes critérios:

  • Soma-se as notas das 4 provas e divide por 4.

(P1+P2+P3+P4 = PT:4 = média P).

  • Soma-se a entrega de todas as resenhas.

(R1+R2+R3+R4+R5+R6+R7+R8 = RT).

  • Por fim soma-se o resultado das provas, com o valor alcançado nas resenhas e divide por 2.

(Média P + RT) / 2 = média alcançada.[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Como acontecerá o curso”][vc_column_text]

  • Divisão didática por disciplina.
    · Não será um curso modular.
    · As disciplinas conversam entre si e não seguem a ordem modular.
    · As aulas são transmitidas ao vivo e não ficarão disponíveis após serem ministradas·
  • Só receberá certificado ao atingir média final igual ou superior a 7.0 (sete).
    · Aproveitamento de 75% das disciplinas com entrega de Monografia – TCC.
    · Não serão disponibilizadas as aulas, além dos dias e horários estabelecidos no cronograma, em nenhuma das modalidades do curso.

[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Conectividade”][vc_column_text]

  • Sua internet é sua responsabilidade.
  • · Sua tecnologia para acesso as aulas online são de sua responsabilidade.
  • · Se houver falta de sinal, em função de tempestades ou outras alterações climáticas (na sede), as aulas ficarão disponíveis por 48 horas após seu encerramento.
  • · Não haverá venda de módulos separados.
  • · Não será feita a devolução de qualquer valor pago, em caso de desistência do curso.
  • · Não serão disponibilizadas as aulas, além dos dias e horários estabelecidos no cronograma, em nenhuma das modalidades do curso.

[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Matricula”][vc_column_text]Atenção: 

 

Documentos Obrigatórios

  • Contrato Assinado – baixe e imprima aqui.
    · 2 fotos 3×4 atual;
    · CPF e RG (cópia autenticada);
    · Título Eleitoral (cópia autenticada);
    · Comprovante de residência;
    · Certidão de nascimento ou casamento atualizada (cópia autenticada);
    · Diploma de graduação ou certidão de colação de grau (cópia autenticada);
    · Currículo profissional atualizado.
    · Cópia assinada do Contrato.

Enviar os documentos para:

InPaSex – Instituto Paulista de Sexualidade
Rua Melo Palheta, nº 168, Água Branca
São Paulo – SP – CEP: 05002-030[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Cronograma – Transmissão de Aulas – EaD”][vc_column_text]Observações:
¹ Todos os encontros transmitidos ao vivo apenas na modalidade EaD.
² Não serão disponibilizadas as aulas, além dos dias e horários estabelecidos no cronograma.

 

Data Tema
Sexta-feira
19/03/2021
Pessoas com desenvolvimento atípico e deficiências : conceitos
Sábado
20/03/2021
Pessoas com desenvolvimento atípico. Prevalência populacional, relevância e barreiras;
Sexta-feira
16/04/2021
Educação sexual e TEA;
Sábado
17/04/2021
Educação sexual e deficiências..
Sexta-feira
28/05/2021
Sexualidade na adolescência
Sábado
29/05/2021
Sexualidade na vida adulta
Sexta-feira
18/06/2021
A comportamento social no TEA e deficiências para sexualidade
Sábado
19/06/2021
Questões de gênero
Sexta-feira
16/07/2021
Cognição social e comportamento sexual;
Sábado
17/07/2021
Metodologia de Pesquisa Científica
Sexta-feira
27/08/2021
Protocolos comportamentais e sexualidade,
Sábado
28/08/2021
Protocolos comportamentais e sexualidade,
Sexta-feira
17/09/2021
Produzindo planejamento de Intervenção;
Sábado
18/09/2021
Produzindo planejamento de Intervenção;
Sexta-feira
15/10/2021
Estratégias de ensino
Sábado
16/10/2021
Estratégias de ensino
Sexta-feira
26/1/2021
Prevenção para comportamento de risco e prevenção para o abuso sexual;
Sábado
27/11/2021
Prevenção para comportamento de risco e prevenção para o abuso sexual;
Sexta-feira
03/12/2021
Tipos de abusos e violências
Sábado
04/12/2021
Ensinando pais a lidar com a sexualidade
Sexta-feira
07/01/2022
Ensinando professores sobre a sexualidade
Sábado
08/01/2022
Acolhendo a comunidade que trabalha com desenvolvimento atípico
Sexta-feira
04/02/2022
09h00 – 10h30 Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

10:30 – 12h00 Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

12h00 – 13h30 Horário disponível para almoço

13h30 – 15h00 Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

15h00 – 16h30 Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

16h30 – 18h00 Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

Sábado
05/03/2022
09h00 – 10h30 TCC – Apresentação de Monografia de Conclusão de Curso

10:30 – 12h00 TCC – Apresentação de Monografia de Conclusão de Curso

12h00 – 13h30 Horário disponível para almoço

13h30 – 15h00 TCC – Apresentação de Monografia de Conclusão de Curso

15h00 – 16h00 TCC – Apresentação de Monografia de Conclusão de Curso

16h00 – 18h00 TCC – Avaliação Final e TCC

[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Regras gerais”][vc_column_text]CUIDE BEM DA SUA CONEXÃO COM A INTERNET.

 

— O desenvolvimento de cada uma das aulas do curso se dará de acordo com os procedimentos escolhidos pelo corpo docente, de modo a garantir: o cumprimento da carga horária da mesma; o esclarecimento do contrato didático; e a escolha de atividades compatíveis com os objetivos e os conteúdos da disciplina e que, também, promovam a efetiva aprendizagem do aluno.

— Os professores poderão adotar aulas expositivas, demonstrações, dinâmicas de grupo, atividades para realizarem individualmente ou em grupo, em sala de aula em outros espaços, etc.

— Considerando, ainda, que grande parte das turmas já atuam no mercado de trabalho, a possibilidade de desafiá-los a solucionarem casos reais ou simulados mostra-se motivadora, pois além de exigir a aplicação dos conhecimentos adquiridos na disciplina permite que vivenciem situações semelhantes às que enfrentarão futuramente.

— Para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia, o aluno cursará a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, pela qual se instrumentará para a elaboração do seu projeto de pesquisa, teórica ou de campo, da sua execução e da apresentação dos resultados na forma de um artigo científico. Este deve atender as normas do Manual de TCC do seu curso. Durante o desenvolvimento deste trabalho, contará com o acompanhamento de um professor orientador.

— Todas as disciplinas e o TCC são ofertados dentro do período de vigência do curso (data início e data final), sendo reservado os 2 (dois) últimos meses para a elaboração do TCC.

— Avaliação do desempenho do aluno compete à professora de cada disciplina definir e comunicar aos alunos no início da mesma, quais serão os instrumentos e critérios de avaliação que adotará. Estes deverão estar adequados aos objetivos propostos na disciplina e ao projeto pedagógico do curso.

— Aos resultados do desempenho dos alunos nessas avaliações deverão ser atribuídas notas expressas no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez).

— Para a aprovação na disciplina, o aluno deverá obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento).

— Caso o(a) aluno(a) não atinja a nota igual ou superior a 7.0 (provas e resenhas) poderá se submeter ao Exame. O Exame não tem custo adicional e será submetido na mesma data da última prova substitutiva, em horários diferentes, com 2 (duas) horas de duração.

— O controle de frequência será realizado por checagem automática pelo app.

— O controle de frequência será realizado através de acesso as aulas nos dias pré-agendados para alunos na modalidade EaD.

Para a obtenção do Certificado de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização, o aluno deverá cumprir todas as seguintes condições:

— Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nos 12 meses;

— Nota igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as avaliações;

— Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia aprovado.[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][vc_accordion_tab title=”Certificação”][vc_column_text]O Certificado de Conclusão de Curso de Especialização será acompanhado por histórico escolar, em cumprimento às exigências da Resolução CNE/CES n°1, de 08 de junho de 2007, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][/vc_accordion][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Turma 2021″ color=”primary” size=”lg” align=”center” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.inpasex.com.br%2Fcursos%2Fcurso-de-especializacao-em-sexualidade-desenvolvimento-atipico-e-deficiencias%2F|||”][vc_separator_pr][vc_empty_space][vc_icon][vc_column_text]

Resumo:

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
12 Meses –EaD
Turma 2021 – Inìcio em 29 e 30 de Janeiro de 2021 –  1 encontro numa sexta e sábado por mês das 9h às 17h.

Matrícula até dia 1 de dezembro de 2020 – valor R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).

A partir de 2 de dezembro de 2020 – matrícula R$500,00 (quinhentos reais).

Mensalidades a partir de Março de 2021 = 12x R$ 500,00 (quinhentos reais) a serem pagos até dia 05 de cada mês com desconto.

Após o vencimento valor da mensalidade R$700,00 ( setecentos reais), sem desconto.

Pagamento integral com 10% de desconto. – Informações no email: Atendimento@inpasex.com.br

CARGA HORÁRIA: 360h/aula

ENCONTROS: Mensais às sextas e sábados das 9h00 às 18h00 – totalizando 12 encontros online ao vivo – o restante das horas/aula serão oferecidas através de acessos online por parte do aluno para tutoria, leituras preparatórias e complementares.

Coordenação: Aida Brito, Danilo de Sá e Carla Zeglio

 

Bibliografia básica:

BALLAN, Michelle S.; FREYER, Molly Burke. Autism Spectrum Disorder, Adolescence, and Sexuality Education: Suggested Interventions for Mental Health Professionals. Sexuality and Disability, v. 35, n. 2, p. 261-273, 2017.

Learning and Teaching Scotland. Relationships, sexual heath and parenthood resource for Young people with Autism Spectrum Disorder. Scotland, 2018.

MEHZABIN, Prianka; STOKES, Mark A. Self-assessed sexuality in young adults with high-functioning autism. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 5, n. 1, p. 614-621, 2011.

VAN BOURGONDIEN, Mary E.; REICHLE, Nancy C.; PALMER, Ann. Sexual behavior in adults with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 27, n. 2, p. 113-125, 1997.

VIEIRA, Ana Carla. Sexualidade e Transtorno do Espectro Autista: relatos de familiares. 2016

Wolfe, P.S., Condo, B., Hardaway, E.: Sociosexuality education for persons with Autism Spectrum Disorders using applied behavior analysis. Except. Child. 42(1), 50–61 (2009).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]